Cardiologia

Ecocardiograma Bidimensional com Doppler

A ecocardiografia ou ecocardiograma bidimensional com doppler é um exame de ultrassom, muito utilizado para avaliação das estruturas e funcionamento do coração.
É um método diagnóstico não invasivo, indolor, sem qualquer tipo de contra indicação, realizado com o paciente deitado, as imagens do coração são captadas por um aparelho chamado transdutor, que colocado sobre o tórax do paciente são transmitidas para um monitor em tempo real, permitindo visualizar o coração em movimento, quantificar as suas dimensões, definir a presença de sopros, avaliar doenças na artéria aorta e doenças congênitas. Também é importante na avaliação de doenças pulmonares, como, por exemplo, na embolia pulmonar.

É um exame complementar muito importante dentro da cardiologia e não necessita de preparo prévio ou jejum.

Ecocardiograma Transesofágico

O ecocardiograma ou ecocardiografia transesofágica é um exame de ultrassom, complementar ao ecocardiograma transtorácico e indicado na investigação de suspeita de coágulo, tumores, doenças congênitas, infecção nas válvulas e doenças da aorta.
É um procedimento semi-invasivo, de baixo risco, semelhante à endoscopia digestiva alta e realizado com sedação, para maior conforto do paciente.

Eletrocardiograma em Repouso

O Eletrocardiograma é um exame simples, não invasivo e permite registrar a atividade elétrica do coração.

São colocados eletrodos adesivos na pele, conectados a fios e ligados a um aparelho chamado eletrocardiógrafo, que irá registrar os impulsos elétricos do coração. Não apresenta contraindicações ou necessidade de preparo.  

É parte integrante e indispensável em uma consulta cardiológica.

Holter

O Holter é um exame cardiológico que permite registrar a atividade elétrica do coração de maneira continua, por um período que varia entre 24hs a 72hs, mantendo as atividades habituais de rotina, trabalho e atividade física em geral.

O exame consiste na instalação de alguns eletrodos no tórax do paciente, os quais são ligados a um pequeno gravador que fica fixo na cintura (cinto) do paciente e registra os dados em um cartão semelhante ao da câmera fotográfica.

Não há contraindicação e apresenta várias indicações: nas arritmias cardíacas, desmaios, tonturas, palpitações, cansaço, na avaliação da eficácia de medicações antiarrítmica ou indicações da necessidade de marca-passo.

Monitorização ambulatorial da pressão arterial

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que mede a pressão arterial durante 24 horas, com intervalos pré-determinados, durante o dia e durante a noite.

É realizado por meio de um gravador especial, que permanecera na cintura, conectado um aparelho de pressão, colocado em um dos braços, permitindo analisar o comportamento da pressão durante as atividades de rotina.

É um exame importante para investigar sintomas como tontura, dor no peito e desmaio e além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.