Hemodinâmica

Cateterismo

O cateterismo cardíaco é um exame preciso e seguro para o diagnóstico das principais doenças que acometem o coração, imprescindível para determinar o melhor tratamento. Neste exame são realizados:

  • Cinecoronariografia: estudo das artérias coronárias.
  • Ventriculografia esquerda: Avaliação do ventrículo esquerdo
  • Manometria: Medidas das pressões internas do coração.     

Angioplastia Coronária

Angioplastia coronária é um procedimento para o tratamento de obstruções coronárias, realizado com o posicionamento de um balão que dilata e desobstrui a artéria acometida. Após a desobstrução procede-se o implante de uma pequena prótese metálica, chamada "Stent", que garante o resultado a longo prazo, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Angioplastia coronária, por ser efetiva e segura, atualmente é a primeira escolha para o tratamento de obstruções coronárias que ocorrem no Infarto Agudo do Miocárdio e angina do peito. É um grande avanço na medicina pela sua eficácia na melhora na qualidade de vida e significativa redução da mortalidade em pacientes vítimas de infarto. Os melhores resultados guardam relação direta com a precocidade da realização do procedimento.

Como são Realizados

O hemodinamicista inicialmente avalia o paciente, explica a rotina do procedimento. Em seguida é encaminhado para a sala de hemodinâmica. Durante o procedimento o paciente permanece acordado, sendo realizado apenas anestesia no local da punção, podendo o acesso ser pelo braço ou pela perna.

Após o procedimento, o paciente permanece em observação por algumas horas na Sala de Recuperação da Hemodinâmica. Inclusive a permanência de um acompanhante é permitida.

Médico Responsável

Responsável Técnico

Dr. Marcelo Fraga Silveira

Cardiologista e Hemodinamicista

CRM 12.783 RQE 7683/7692

 

Formação:

Formado em Medicina em 1997, pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília/SP

Residência de Medicina Interna no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (1998-1999)

Residência em Cardiologia no Instituto do Coração da Universidade de São Paulo – InCor/SP (2000-2001)

Residência em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista pelo Instituto do Coração da Universidade de São Paulo – InCor/SP (2002-2003)

 

Titulação:

Título de Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica em 2000.

Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em 2002.

Título de Especialista em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista em 2004.

Experiência Profissional:

Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Araras/SP – 2004 a 2006

Serviço de Hemodinâmica do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê/SC – 2006 a 2018