Notícias

Dr. Antonio de Oliveira Dantas Filho recebe diploma do Mérito Médico do CRM

20/09/2021

 

Honraria foi destinada a médicos com mais de 40 anos de atividades no Estado, sem qualquer sanção ética e comrelevantes serviços prestados à Medicina de Santa Catarina.

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM), promoveu no mês de novembro de 2017 a solenidade de entrega do Diploma do Mérito Médico em Florianópolis aos profissionais médicos com mais de 40 anos de atividades no Estado, sem qualquer sanção ética, com exemplar conduta e relevantes serviços prestados à Medicina de Santa Catarina , de acordo com a Resolução CRM-SC nº 7/1995, modificada pela resolução CRM-SC nº 175/2017.

O médico cardiologista e diretor do Instituto Coração & Saúde (IC&S), Dr. Antonio de Oliveira Dantas Filho, completou neste ano 44 anos de formação.  Outro médico de Joaçaba homenageado na oportunidade foi o pediatra Dr. Ramiro Solla Camina.

De acordo com Dr. Dantas existem pessoas que espontaneamente adotam uma linha de conduta ética em sua vida profissional. "Exercer a profissão por 40 anos sem sanções éticas e  conduta  exemplar , também norteia a vida de outros médicos do estado, que tem percepção e consciência da responsabilidade  que a sua profissão exige, além de  buscarem agir com competência e  empatia no trato com os seus pacientes". O médico cardiologista foi o primeiro médico na especialidade em Joaçaba e, lembra que em 1980 quando iniciou as atividades no setor a realidade era outra. "Nossa especialidade é bem desenvolvida e conceituada atualmente, mas quando comecei a atuar aqui não existia  nenhuma estrutura para  atendimento  à pacientes graves. Os nossos colegas que aqui atuavam  compensavam a deficiência de equipamentos  com dedicação intensa aos pacientes, por isto merece  o nosso respeito e a gratidão da população.  Mesmo com estas limitações, Joaçaba já contava naquela época, com um bom conceito na prestação de  Serviços Médico . Não havia   UTI, atendíamos pacientes infartados graves em quartos comuns. Enfrentar esse tipo de situação sem muitos recursos técnico  e mesmo assim não incorrer em  sanções,mostra que  como disse  Carl Jung:  “Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo”.  pontua.

Dr. Dantas também iniciou a busca pelo sonho de criar o serviço de Hemodinâmica  e Cardiologia  Intervencionista (SHCI) assim como Serviço  Cirurgia  Cardíaca (SCC) naquela época, culminando após atualizações no atual projeto no IC&S. "O Projeto do Instituto já implantado e em funcionamento, visa  oferecer um suporte avançado para pacientes graves   na  área da cardiologia . Pretendemos dar continuidade a  este  trabalho   , com  mesmo esforço, amor e dedicação que tivemos ate  agora .  Receber o convite do nosso Conselho, me sensibilizou, pois vi  o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo na nossa região. Vi também ,que existe em Santa Catarina e no Brasil  um grande numero de profissionais  médicos que atuam de forma ética ,  e que ao longo da sua trajetória não tem  nenhuma sanção ética e profissional, o que me deixa gratificado e orgulhoso. Só agradecendo a Deus pelo dom da vida e a família, que é o grande sacrificado da vida do médico".

Sobre o IC & S

A ampla e moderna estrutura do Instituto Coração & Saúde (IC&S) foi inaugurada no fim de 2017 e está localizada na área central de Joaçaba –ao lado do Hospital Universitário Santa Teresinha (HUST). Possui aproximadamente 5.000 metros quadrados de estrutura física, distribuídos em 15 consultórios para profissionais da área da saúde, quatro salas com equipamentos voltadas para Exames Cardiológicos. Além de auditório para 100 pessoas – destinado para fomentar atividades científicas; unidade de Exames Intervencionistas – Hemodinâmica com 3 leitos de recuperação, Unidade de Terapia Intensiva com 5 leitos de UTI para pós exames, elevador e plataforma de acesso com ligação direta entre o IC&S e o HUST, garagem com 52 vagas para automóveis e mais 10 vagas para motos, estrutura totalmente de acordo com as normas de acessibilidade; Lounge Café e gerador próprio – com potência 270 Kva.

 

PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO INSTITUTO

Procardio S/S Ltda

Res. Técnico: Dr. Antonio Dantas Filho

Prof. Dra. Simone Dantas

(49) 3522-0900 e 3522-0945

 

Cardiologia Intervencionista

Res. Técnico: Dr. Marcelo Fraga Silveira

(49) 3522-1900

 

Unics – Ecografia Digital

Res. Técnico: Dr. Noberto Celestino Spessato

(49) 3522-0064

 

Psicologia e Neuropsicologia

Res. Técnico Rose Marí Cunico

(49) 9-9981-2002

 

Excelência Centro Odontológico

Res. Técnica: Dra. Barbara Cristina Anrain

(49) 3522-0423

 

Prótese Dentária e Implantodontista 

Res. Técnico: Dr. Leonardo Luthi

(49) 9-9923-8699