Notícias

Instituto Coração & Saúde – Uma conquista de Joaçaba e da região!

20/01/2021

Quem olha o prédio que abriga o Instituto Coração & Saúde, localizado ao lado do Hospital Universitário Santa Terezinha, no Centro de Joaçaba, pode não ter a noção da importância que ele representa para toda a região.

Nascido do sonho e da coragem do médico cardiologista Antônio de Oliveira Dantas Filho e de sua família, o Instituto nasce para tornar realidade uma necessidade de toda a região, a existência de serviços de referência e voltados para a cardiologia aqui em Joaçaba.
 
Atualmente, quando existe a necessidade de intervenções na área, os pacientes precisam se deslocar, por exemplo, até os municípios de Xanxerê ou Lages, referências no atendimento de problemas cardíacos e com centros credenciados junto ao Sistema único de Saúde (SUS).

O HUST está implantando o serviço de cirurgia cardíaca, para depois credenciar ao SUS. O Instituto Coração & Saúde é parceiro no projeto, oferecendo serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, o que é imprescindível para a implantação do serviço. Por isso a existência do Instituto é tão importante e pode junto com o projeto do HUST salvar muitas vidas. 

Uma década de espera

Conhecemos o Instituto na última semana, durante uma visita aberta a imprensa, na qual toda a estrutura e serviços foram mostrados.

O projeto do Instituto Coração & Saúde começou no ano de 2006, quando Unoesc tinha o plano de trazer o serviço de cirurgia cardíaca para Joaçaba e o pensamento do Dr. Dantas era trazer um serviço de cardiologia intervencionista, sendo que a ideia inicial era que o projeto fosse desenvolvido dentro do Hospital Universitário Santa Terezinha, com o investimento do Dr. Dantas e de sua família. No andamento do projeto o hospital informou que não haveria espaço físico para abrigar o Instituto. “Compramos o terreno vizinho ao hospital e desenvolvemos o nosso projeto, que é futurista por que foi separado, tem uma parte clínica, onde é feito o tratamento dos pacientes e a parte de cardiologia intervencionista, que está sob a supervisão do Dr Marcelo Fraga”. Explicou o Dr. Dantas.

A estrutura abriga consultórios, salas onde são feitos exames com equipamentos de última geração e uma UTI com cinco leitos individuais, também com equipamentos e estrutura de ponta. Tudo voltado para oferecer um serviço que até então era necessário buscar fora de Joaçaba.

“O que se faz num centro de hemodinâmica é o exame para verificar o estado das artérias do paciente. Examina-se também válvulas, o músculo do coração e se faz o exame de cateterismo, que popularmente é chamado assim, mas na verdade é o estudo de hemodinâmica. Neste estudo se analisa o estado das artérias do coração. Se o paciente não tem lesões ou elas são pequenas, geralmente este paciente fica de 2 à 3 horas em observação e é dispensado para suas atividades normais. O paciente que tem lesão passa por uma análise do hemodinamicista (profissional capacitado para o serviço) e pode ter a lesão removida através de uma angioplastia e coloca um aparelho, ficando em observação na nossa unidade coronariana, durante 12 à 24 horsa, dependendo de cada caso, e em seguida é liberado caminhando para suas atividades normais”. Detalha o Dr. Dantas.

Um dado importante é que com a angioplastia, 80% dos pacientes não precisam mais de cirurgia, diminuindo riscos e agilizando o tratamento. 

Parceria com o HUST

O HUST tem o projeto de credenciar a cirurgia cardíaca junto ao SUS. Uma das finalidades do hospital, que é universitário, é aumentar o nível técnico com o serviço de cirurgia cardio-vascular, melhorando a qualidade de ensino dos alunos. Dr. Dantas explica que o Instituto não tem interesse em realizar as cirurgias, que ficarão a cargo do hospital.

“Não há ninguém aqui que tenha interesse nessa questão. O que essa parceria vai dispor para a população é exatamente que ninguém precisará ser transferido para fazer a cirurgia em outro centro. Toda a população da região sei ganhando com isso. O que estamos fazendo hoje é disponibilizar para os pacientes do Santa Terezinha os serviços de hemodinâmica do Instituto do Coração”. 

Os atendimentos do Instituto contemplarão o SUS?

A resposta do DR. Dantas é sim! Porém, ele explica que para que isso possa acontecer será necessária esperar até que o serviço de cirurgia cardíaca do HUST seja credenciado junto ao Ministério da Saúde.

“O Santa Terezinha tem 82% de sua receita do SUS. Para manter um hospital com este índice de receita, sabendo-se que o SUS paga muito mal, é preciso ter mão de ferro. Para o hospital credenciar cirurgia cardíaca, o que é difícil, somente se tiver o serviço funcionando. O Ministério da Saúde não credencia nenhum hospital no Brasil no qual não esteja funcionando o serviço. Isso não é válido só para a cirurgia cardíaca. Toda vez que um hospital quer credenciar um serviço ele tem que primeiro instalar e fazer funcionar”.

Para quem dúvida que o serviço possa ser oferecido a toda a população à médio prazo, o Dr. Dantas cita o exemplo do município de Xanxerê, que iniciou o serviço de forma parecida com a que está sendo feito em Joaçaba.

“A resposta que eu dou é a solução adotada em Xanxerê, que fez o que nós estamos fazendo aqui, um grupo de médicos se reuniu e colocou este mesmo serviço dentro de um hospital público. Trabalharam mais de dois anos, se movimentaram e o hospital foi credenciado. Acredito que pelo menos um ano mostrando serviço é necessário para pleitear o credenciamento”.

Já atendendo com todos os seus serviços, o Instituto Coração & Saúde é uma conquista de Joaçaba e da região. “Esse projeto não é meu ou de minha família. É sim de cada um dos moradores da região. o que queremos é que cada paciente que aqui vier se sinta acolhido, respeitado e que tenha o melhor atendimento, da forma mais humanizada possível. Para isso podem contar com toda a família do Instituto Coração & Saúde”. Finalizou o Dr. Dantas.